Reumatologista recomenda estratégias para evitar que dores no corpo se intensifiquem no inverno.

Reumatologista recomenda estratégias para evitar que dores no corpo se intensifiquem no inverno.

                    Pacientes com artrite, artrose, lúpus, esclerose sistêmica e fibromialgia são os que mais sentem os efeitos do frio.
Com a chegada do inverno, as queixas de incômodos ósseos, articulares e musculares aumentam.

Ocorre que o ambiente mais frio aumenta a sensibilidade e a percepção dolorosa, mas a ciência ainda não conseguiu explicar precisamente por que dores desse tipo se tornam mais agudas com a queda da temperatura, conforme explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo). Pacientes com artrite, artrose, lúpus, esclerose sistêmica e fibromialgia são os que mais sofrem.
De acordo com o médico, há poucos estudos sobre o impacto do frio no organismo e suas consequências fisiológicas. Sabe-se, porém, que as temperaturas mais baixas provocam constrição vascular, prejudicando a circulação do sangue no corpo. Essa seria a provável causa da maior sensibilidade à dor nesta épocas do ano. Some-se a isso o fato de que a musculatura, em busca de aquecimento, tende a se contrair, fazendo com que algumas regiões se tornem mais doloridas. Já nas articulações, o líquido sinuvial também se torna mais espesso com o esfriamento do corpo, o que pode prejudicar movimentos e gerar incômodos.
— Precisamos lembrar que durante o inverno, muitas pessoas se sentem desestimuladas a fazerem exercícios físicos, o que é fundamental para o paciente reumático — destaca Lanzotti.
Os exercícios aeróbicos ajudam a melhorar a qualidade do sono e diminuem a sensibilidade à dor. A seguir, o médico enumera algumas dicas para encarar os dias frios sem dor:
:: Agasalhe-se corretamente. Manter o corpo aquecido é fundamental. Para sentir-se aquecido, o ideal é cobrir as extremidades do corpo: pés, punhos, mãos, pescoço e cabeça.
:: Coloque um aquecedor no quarto para atenuar as dores noturnas.
:: Bolsas de água quente podem trazer alívio imediato para dores musculares, sequelas de fraturas ou desconfortos provocados por artrose, artrite e fibromialgia. A aplicação local de calor estimula a circulação e relaxa os músculos.
:: Exercite-se. Manter a atividade física apesar do termômetro registrando temperaturas mais baixas é fundamental para evitar dores no corpo.
:: Alongue-se. Embora a vontade seja a de “ficar na cama”, a prática de alongamentos é essencial para evitar a contração dos músculos e para ajudar as articulações a se manterem lubrificadas.
:: Quem tem fraturas antigas que voltam a doer com o frio ou doenças ósseas degenerativas pode recorrer a sessões de fisioterapia como estratégia para aliviar os incômodos.
:: Invista na hidroterapia. Essa prática leva técnicas da fisioterapia para a piscina aquecida e é excelente para idosos e portadores de dores ósseas, articulares e musculares agudas.
:: Faça uma massagem, ela ajuda a estimular a circulação e a destravar a musculatura enrijecida, aliviando as dores.
:: Tome sol. Pacientes que sofrem com osteoporose podem apresentar, no inverno, mais dificuldade de metabolizar o cálcio devido à ausência de sol. Além de prestar mais atenção à sua dieta, o paciente deve tomar sol todos os dias, mesmo nos curtos períodos de luz solar do inverno.
Fonte: ZERO HORA – RS

http://consulfarma.com/detalhes_noticias.php?id=135224

 

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