O melhor alimento para o seu tipo de corpo- Revista Dieta Já – outubro de 2012

Abaixo segue reportagem que colaborei. Boa Leitura!! bjs http://dietaja.uol.com.br/o-melhor-alimento-para-o-seu-tipo-de-corpo/

Teste: qual é seu tipo de corpo?

publicado em 03 de de outubro 2012 por Helena Dias

Por Caroline Randmer

Você sabia que para exibir um corpo vistoso, sem aquela gordurinha extra, você pode usar o prato a seu favor?!

As pessoas já nascem com os genes que definirão o formato do seu corpo.

Algumas têm a sorte de não ganhar peso tão facilmente, mas, em compensação, não exibem tantas curvas. Com outras, acontece exatamente o contrário.

Mas para exibir um corpo vistoso, sem aquela gordurinha extra, você pode usar o prato a seu favor. “Os alimentos que têm ação termogênica estimulam a queima de calorias. E o mais interessante é que agem onde há acúmulo de gordura”, ensina a nutricionista Ana Paula Mendonça, da Bgreen  Suplementos Alimentares e Produtos Naturais (SP).

Fazer a escolha certa pode eliminar os pneus onde quer que eles estejam. “Gengibre, pimenta e canela são alguns bons exemplos”, diz a nutricionista e esteticista Carolina Theilacker Sommerfeld (SP). “Mas para garantir todos os benefícios desses alimentos, o ideal é consumilos in natura”, ressalta a nutricionista Priscila Spiandorello, da Clínica Funcional Ikiru (SP).

Faça nosso teste e descubra qual é o seu tipo de corpo:

1. Seus ombros são: a) Levemente arredondados, na mesma proporção do quadril b) Menores do que o quadril e maiores do que a cintura c) Medianos, do mesmo tamanho do quadril d) Largos, do mesmo tamanho do quadril e) Largos. Sua medida, de ponta a ponta, é maior do que qualquer outra parte do corpo

2. Sua cintura é: a) Bem definida e curvilínea b) Um pouco mais estreita do que os ombros c) Praticamente reta d) Arredondada para fora e) Discreta, sem muitas curvas

3. Seu quadril é: a) Arredondado, similar à forma dos ombros b) Muito grande, desproporcional à cintura e maior do que os ombros c) Quase uma continuação da cintura (praticamente do mesmo tamanho) d) Grande e do mesmo tamanho dos ombros e) Menor do que os ombros

4. Suas pernas são: a) Proporcionais ao resto do corpo b) Bem grossas na região da coxa c) Finas, do quadril aos pés d) Um pouco mais cheias do que gostaria e) Longas, quase desproporcionais ao resto do corpo

5. Seus seios são: a) Muito grandes, afinal, seu corpo todo é cheio de curvas b) Médios c) Médios ou pequenos d) Médios ou grandes e) Grandes

RESULTADO Mais A Ampulheta – Veja os alimentos ideais para o corpo pera

Mais B Pera –  Veja os alimentos ideais para o corpo pera

Mais C Retângulo – Veja os alimentos ideais para o corpo retângular

Mais D Oval – Veja os alimentos ideais para o corpo oval

Mais E Triângulo invertido – Veja os alimentos ideais para o corpo do tipo triângulo invertido

O melhor alimento para o tipo de corpo ampulheta

publicado em 03 de de outubro 2012 por Helena Dias

Corpo Ampulheta: se jogue nos alimentos que impedem o aparecimento do inchaço e da celulite/ Foto: Danilo Tanaka

Corpo Ampulheta: se jogue nos alimentos que impedem o aparecimento do inchaço e da celulite

Corpo Ampulheta

Quem tem um excesso de curvas — aquele corpo violão — deve se preocupar com acúmulo de gordura nos quadris e nádegas. Fique ligada: é preciso muito esforço para se livrar dos quilos a mais. Por isso, nada mais justo do que se jogar nos alimentos que impedem o aparecimento do inchaço e da celulite.

Salmão

Quantidade: 1 filé (médio) a cada dois dias Calorias: 229 kcal cada filé (médio) de salmão Com o que combina: massas e saladas Como ajuda: o ômega-3 presente no peixe tem ação anti-inflamatória e, por isso, combate a celulite, que é uma inflamação das células

Aveia

Quantidade: 3 colheres (sopa) por dia Calorias: 146 kcal cada 3 colheres (sopa) Com o que combina: massas, vitaminas e doces Como ajuda: sustenta a pele por sua alta concentração de fibras e controlam o depósito de gordura

Azeite de oliva extravirgem

Quantidade: 1 colher (sopa) por dia Calorias: 90 kcal cada colher (sopa) de azeite Com o que combina: saladas e carnes grelhadas Como ajuda: atua no combate ao inchaço do corpo todo

Receita para quem tem corpo ampulheta

Banana com linhaça e canela

A banana é fonte vitamina e minerais. Já a linhaça contribui para a saciedade (daí a pessoa come menos e acumula menos) e a canela tira a vontade do doce.

Rendimento: 1 porção Calorias: 80 kcal

Ingredientes 1 banana (grande) 1 colher (sobremesa) de linhaça dourada moída Canela a gosto

Modo de preparo

1.Amasse a banana e misture com a linhaça triturada. 2. Use a canela para temperar

O melhor alimento para o seu tipo de corpo: pera

publicado em 03 de de outubro 2012 por Helena Dias

Por Caroline Randmer

Depois de fazer o teste e descobrir qual o seu biótipo, saiba quais alimentos podem te ajudar a acabar com as gordurinhas indesejadas.

As oleaginosas são ótimas para quem quer se livrar da celulite

Pera

Com os ombros menores do que o quadril, o corpo ganha a forma da fruta. Aliás, é bem na parte de baixo que a gordura extra se acumula, juntamente com a celulite e a flacidez. O bumbum e as coxas também não escapam. Esse peso extra não representa um risco tão grande à saúde, mas é o que mais teima a sumir.

Iogurte probiótico

Quantidade: 2 copos por dia Calorias: 75 kcal cada copo Com o que combina: grãos em geral, saladas e molhos Como ajuda: as bactérias boas presentes em sua composição garantem um bom funcionamento do intestino e suas proteínas previnem a flacidez

Chá-mate

Quantidade: 3 xícaras (chá) por dia sem açúcar ou adoçante Calorias: zero Com o que combina: torradas integrais e frutas Como ajuda: reduz a retenção de água e previne o inchaço

Oleaginosas

Quantidade: 3 castanhas-do-brasil, 3 nozes ou 3 amêndoas Calorias: 105 kcal, 99 kcal e 21 kcal a porção, respectivamente Com o que combina: massas, saladas e iogurtes Como ajuda: combate os radicais livres e deixa a pele firme. Ótimo para quem quer se livrar da celulite

Receita para o corpo tipo pera

Suco de limão com couve

A couve é fonte de clorofila e favorece a desintoxicação do fígado — eliminando as toxinas. Fica mais fácil manter o equilíbrio do corpo e emagrecer.

Rendimento: 2 copos (250ml cada) Calorias: 45 kcal cada copo

Ingredientes

2 limões 500 ml de água Lascas de gengibre 2 folhas de couve Adoçante

Modo de preparo

1.Higienize os limões e corte-os em quatro pedaços. 2. Retire a casca e bata no liquidificador junto com a água, as folhas de couve e o gengibre. 3. Depois, é só coar e adoçar.

O melhor alimento para o tipo de corpo retangular

publicado em 03 de de outubro 2012 por Helena Dias

 Por Caroline Randmer

As proteínas do ovo ajudam a manter os músculos em boas condições

Retângulo

Devido à estrutura óssea, ombros, cintura e quadril têm quase o mesmo tamanho. As pernas e os braços geralmente são finos. Pessoas com o corpo retangular sentem falta de algumas boas curvas.

O lado bom é que não têm uma tendência tão grande a engordar. O lado ruim é que, para as exceções, a gordura se acumula entre os órgãos, tipo conhecido como visceral — o mais perigoso para a saúde. Esse grupo também tem dificuldade em ganhar massa muscular. Por isso, é extremamente importante fracionar as refeições: o hábito alimenta os músculos.

Bacalhau

Quantidade: 1 filé (médio) a cada três dias Calorias: 147 kcal cada filé Com o que combina: legumes e ovo Como ajuda: a carne branca ajuda na contração dos músculos. A atividade usa a gordura como combustível e torra mais calorias ao longo do dia

Levedo de cerveja

Quantidade: 1 colher (chá) por dia Calorias: 28 kcal cada colher (chá) Com o que combina: massas de bolo, sucos e salada de frutas Como ajuda: as fibras evitam que a gordura se deposite e os aminoácidos fortalecem os músculos, que estimulam o corpo a gastar mais calorias

Ovos

Quantidade: 1 unidade a cada dois ou três dias Calorias: 82 kcal cada Com o que combina: carnes, saladas e arroz integral Como ajuda: suas proteínas ajudam a manter os músculos em boas condições.

Receita para quem tem corpo retangular

Frango à milanesa com quinoa

A proteína da carne auxilia na formação da massa muscular, que usa mais calorias para as atividades diárias. A quinoa é um complemento. Ajuda na recuperação das fibras dos músculos. Também é facilmente digerida, sem muito colesterol e gordura total, evitando o acúmulo de peso extra.

Rendimento: 4 porções Calorias: 180 kcal cada filé

Ingredientes

500 g de filé de frango Alho, sal, pimenta do reino, hortelã e alecrim a gosto 3 ovos 4 colheres (sopa) de farinha de quinoa (200 g)

Modo de preparo

1.Tempere o frango com os temperos. 2. Mergulhe os filés nos ovos batidos e, depois, empane na farinha de quinoa. 3. Leve ao forno por 20 minutos (não esqueça de virar o lado do frango depois dos primeiros 10 minutos)

O melhor alimento para o tipo de corpo oval

publicado em 03 de de outubro 2012 por Helena Dias

 Por Caroline Randmer

A maçã não favorece o acúmulo de peso extra/ Foto: SXC

Corpo oval

A gordura se concentra mais na região abdominal. Pessoas com esse formato de corpo e acima do peso correm um risco maior de desenvolver algum tipo de doença cardiovascular ou de apresentar uma elevação da pressão arterial.

Mulheres com uma circunferência abdominal acima de 80 cm fazem parte desse grupo de risco. A ideia é abusar de alimentos que tenham ação protetora do coração e reduzir os refinados, que são um prato-cheio para as gordurinhas.

Chá-verde

Quantidade: 3 xícaras (chá) por dia sem açúcar Calorias: zero Com o que combina: pães integrais e queijos magros Como ajuda: além de proteger contra doenças cardiovasculares, acelera o metabolismo

Arroz integral

Quantidade: 4 colheres (sopa) por dia Calorias: 88 kcal em 4 colheres (sopa) Com o que combina: carnes Como ajuda: suas fibras diminuem a oferta de açúcar no corpo e controlam o depósito de gordura

Maçã

Quantidade: 1 unidade por dia Calorias: 82 kcal cada unidade Com o que combina: grãos e saladas Como ajuda: não eleva os níveis de açúcar no sangue e por isso não favorece o acúmulo de peso extra

Canela

Quantidade: 1 colher (chá) por dia Calorias: zero Com o que combina: frutas in natura ou assadas Como ajuda: ajuda a reduzir a compulsão por doces

Receita para quem tem corpo tipo oval

Farofa de aveia

As fibras da aveia garantem uma saciedade maior e melhoram o trânsito intestinal. Dessa forma diminui o inchaço e ajuda a emagrecer.

Rendimento: 6 porções Calorias: 70 kcal em 2 colheres (sopa)

Ingredientes

1 cebola (média) 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem 2 colheres (sopa) de óleo de linhaça 1 cenoura ralada 1 xícara de aveia em flocos ou em grãos finos ½ xícara (chá) de gérmen de trigo 1 colher (sopa) de salsa Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1.Misture o azeite e o óleo e doure a cebola. 2. Acrescente a cenoura ralada. 3. Junte a aveia e o gérmen de trigo até chegar em uma consistência crocante (prove se for preciso). 4. Adicione a salsa e tempere com sal e pimenta.

O melhor alimento para o corpo do tipo triângulo invertido

publicado em 03 de de outubro 2012 por Helena Dias

por Caroline Randmer

O corpo triângulo invertido tende a ser mais largo nos quadris e estreito nos ombros / Foto: ShutterStock

Com ombros e costas bem largos, este tipo de corpo se assemelha a um triângulo de cabeça para baixo. Pessoas com essas características têm uma predisposição ao ganho de massa muscular — por isso esta categoria ganha fama de atlética. É mais difícil encontrar casos em que a gordura se concentre na parte superior do tronco, por isso, o ideal é cuidar da forma em vez de buscar uma maneira específi ca de combater o peso extra.

Quinoa Quantidade: 2 col. (sopa) por dia Calorias: 93,5 kcal cada 2 col. (sopa) Com o que combina: arroz integral e frutas Como ajuda: tem baixo índice glicêmico, ou seja, despeja açúcar no sangue de forma moderada, difi cultando estoques de gordura Carne vermelha Quantidade: 1 filé (médio) por dia Calorias: 250 kcal cada filé Com o que combina: massas e arroz Como ajuda: suas proteínas são indispensáveis para a boa manutenção dos músculos. Eles usam a gordura para realizar as atividades de todos os dias

Amaranto Quantidade: 2 col. (sopa) por dia Calorias: 94 kcal cada 2 col. (sopa) Com o que combina: frutas, iogurtes e massas de bolo (na opção de farinha) Como ajuda: rico em fibras e proteínas, dupla imbatível contra a gordura localizada

Receita para quem tem corpo triângulo invertido

Peixe assado Rendimento: 1 porção Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes

1 filé de peixe (pode ser linguado, congrio ou pescada) ½ cebola fatiada sal a gosto alecrim a gosto alho-poró a gosto açafrão a gosto azeite a gosto 1 xícara de cenoura palito com brócolis Papel alumínio

Modo de preparo

1. Coloque o peixe no centro da folha de papel alumínio.

2. Tempere com sal, açafrão, alecrim, cebola e alho-poró.

3. Decore com a cenoura e o brócolis e finalize com o azeite.

4. Feche o embrulho e leve ao forno por 40 minutos

**O peixe, por ser uma importante fonte de proteína, contribui para o aumento da massa muscular, fator importante para quem tem um corpo na forma de um triângulo invertido.

Fonte: http://dietaja.uol.com.br/o-melhor-alimento-para-o-seu-tipo-de-corpo/

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