Pão Integral de Nozes

Fiz esse pão integral de nozes: fácil, prático, nutritivo e delicioso. Todos aqui em casa amaram inclusive as crianças que curtiram comer o pão quentinho. Mas antes quero deixar registrado a minha admiração pela autora da receita.

Tudo começou porque como sou assinante de uma revista feminina acompanho a seção Panelinha, sempre curti muito todas as receitas e dicas, depois conheci o programa Cozinha Prática do canal GNT e por fim cheguei a conhecer há pouco tempo o blog da Chef Rita Lobo e fiquei fã!! Amei. Tudo o que nós mulheres precisamos: receitas práticas e deliciosas.

Parabéns pelo trabalho e dedicação.

Quentinho e delicioso!

Quentinho e delicioso!

Antes de ir para o forno. Que massa linda!

 
Antes de ir para o forno. Que massa linda!

 Ingredientes

 

3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral 1 1/2 xícara (chá) de nozes picadas 30 g / 2 tabletes de fermento fresco para pão 1 colher (sopa) de açúcar mascavo 3 colheres (sopa) de mel 2 1/2 xícaras (chá) de água morna 3 colheres (sopa) de óleo de canola 1 colher (sopa) de sal

 

Modo de Preparo

1. Numa tigela grande, misture bem as farinhas, o sal e as nozes.
2. Em outra tigela, junte o fermento, o açúcar, o mel, a água e o óleo. Misture bem até dissolver o fermento e deixe repousar por 10 minutos até que se forme uma camada de espuma.
3. Misture o conteúdo da tigela de fermento com as farinhas, usando as mãos, até conseguir formar uma bola. Cubra com um pano de prato limpo e deixe repousar por 1 hora e 20 minutos ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.
4. Divida a massa em duas partes iguais. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada. Sove cada uma por 5 minutos.
5. Faça uma bola com cada porção de massa e coloque numa assadeira de 40 cm de comprimento untada com óleo. Lembre que as massas irão crescer, e por isso é necessário que haja espaço entre elas. Polvilhe as massas de pão com farinha e deixe crescer por 30 minutos antes de levar ao forno.
6. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Faça três cortes paralelos na superfície dos pães e leve ao forno preaquecido para assar por 1 hora e 10 minutos. Retire da assadeira e transfira para uma grelha ou tábua para esfriar.

Truque do Padeiro

Para verificar se o pão está assado, retire da assadeira e bata com o dedo na parte de baixo: você deve ouvir um som oco. Caso contrário, deixe assar mais um pouquinho. Depois de pronto, coloque o pão sobre uma grade até esfriar.
A chef Rita Lobo mostra como preparar esta receita. Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Fonte:http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1603

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: