Cirurgia Bariátrica: Porque, Quando e Como?

Cirurgia Bariátrica Porque, Quando e Como

 

 

 

 

Cirurgia Bariátrica __ “Barus”  palavra grega que significa Peso. Mas será, que é apenas uma cirurgia para redução de peso? NÃO. É uma cirurgia que tem como objetivo reduzir as comorbidades e a mortalidade do indivíduo com Obesidade mórbida.

Nestes  anos que atendo pacientes no pré e pós cirúrgico, fica claro que o excesso de peso está envolvido com uma série de causas, desde uma suscetibilidade genética a um ambiente obesogênico, predominante na maioria dos casos. O acúmulo de gordura no corpo não ocorre apenas pela simples equação matemática de quem ingere mais calorias (energia) e não gasta, acumula. São muitos os fatores envolvidos, sendo muito importante a atuação de uma equipe multidisplinar junto ao paciente.

O acúmulo de gordura ocorre por diversos fatores conhecidos e  ainda pelos desconhecidos, mas o maior paradoxo da obesidade é a Carência Nutricional,  consequência de uma alimentação pobre em nutrientes e com excesso de outros.

Deixo aqui um capítulo, uma revisão bibliográfica que escrevi sobre os tipos de Cirurgias Bariátricas, Dietoterapia e Orientações gerais.

Cirurgia Bariátrica: Porque, Quando e Como?

Porque realizar a Cirurgia?     Cirurgia Bariátrica- Porque, Quando e Como

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: