Água é saúde

Água é saúde


Os benefícios da água para o corpo, sobretudo para quem pratica esportes, vão muito além de matar a sede

 


* Por Priscila Spiandorello

A água é um bem precioso para a sobrevivência do planeta e, claro, para a nossa. Mas muitas vezes nos esquecemos dela, e só bebemos quando nossa boca “grita” de sede. Não somente no verão, mas no ano todo, devemos hidratar nosso corpo e beber água varias vezes ao dia, sem nos preocuparmos necessariamente com a quantidade ideal (pois ela é individual).

Sabe aquela sensação de cansaço, falta de ânimo e até mesmo a perda de memória de curto prazo? Pois saiba que isso pode ser falta de água. Água?! Isso mesmo. Ela é essencial para o transporte dos nutrientes até nossas células e sem ela nosso pensamento fica mais lento, nosso intestino não funciona bem, nossa pele fica com aspecto ressecado, sem vida, sem viço, sem brilho…

A desidratação também pode estar relacionada a alergias, pois um corpo bem hidratado protege o nosso sistema imunológico de intoxicações. Além disso, a falta de água também pode estar relacionada com dores generalizadas do corpo, pois quando estamos bem hidratados, as articulações e musculaturas deslizam mais facilmente, proporcionando inclusive melhor desempenho nas atividades físicas e na prática de esportes.

Essa é para as mulheres: sabem aquele inchaço? Ele também ocorre quando estamos desidratadas, porque quando a concentração de sódio aumenta, nosso corpo compensa com a retenção de liquido. Ingerir uma quantidade adequada de água auxilia ainda no controle do apetite, pois quando o corpo está mal-hidratado, a temperatura interna sobe, estimulando a região do cérebro responsável pela sensação de fome.

Com a idade…
A água é importante em todas as fases da nossa vida, mas, a medida que envelhecemos, nossa percepção de sede diminui e a quantidade de água corporal reduz de forma que a maioria das pessoas normalmente se apresentam um tanto desidratadas.Quando digo desidratadas, não significa que esteja no ponto máximo de desidratação, mas sim que há uma pequena falta de água no corpo – já suficiente para causar mal-estar.

O ideal é sempre consumir a água pura. E tome o cuidado de não tentar enganar a sede com bebidas açucaradas ou ricas em aditivos químicos. Para quem não curte muito a água pura em grandes quantidades, alternativas como água com folhas de hortelã ou chá de ervas sem adição de açúcar são boas pedidas.

Por fim, para ajudar o corpo na hidratação, podemos também consumir alimentos como frutas, sucos de frutas naturais, ou água de coco e isotônico natural. A natureza é sabia e só precisamos ouvi-la, respeitá-la e nos motivarmos a adotar hábitos mais saudáveis para nosso corpo. As mudanças são necessárias e sempre bem vindas!

—————————————————————————————————

* Priscila Bongiovani Spiandorello
Pós -Graduada em Nutrição Clínica Funcional, desde 2004; Universidade Ibirapuera – Centro Valéria Paschoal de Ensino e Pesquisa
Graduada em Nutrição desde 1998 ; Universidade Bandeirante de São Paulo
Técnica em Nutrição e Dietética desde 1994; ETE Getúlio Vargas
Atua em Consultório Particular, na Clinica Carla Albuquerque e na Clínica Nutrição Inteligente.
Docente convidada dos cursos de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional da VP Consultoria Nutricional/UNICSUL.
Nutricionista da Equipe Técnica da Rede Personal Trainer http://redepersonaltrainer.com.br/

Fonte: http://viciadoporcorridasderua.blogspot.com/2012/03/agua-e-saude-os-beneficios-da-agua-para.html


MATÉRIA DO SITE DA REVISTA 02

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: