Crianças alérgicas a leite não devem tomar vacina tríplice viral, diz ministério

Crianças alérgicas a leite não devem tomar vacina tríplice viral, diz ministério

Medida foi tomada por precaução, depois que 28 crianças tiveram reações alérgicas ao receber a vacina que protege contra sarampo, rubéola e caxumba

vacinação

Vacina tríplice viral: crianças com intolerância à lactose podem ser imunizadas normalmente (Thinkstock/VEJA)

O Ministério da Saúde recomendou nesta quarta-feira que crianças alérgicas a uma das proteínas do leite de vaca não tomem a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. A recomendação foi feita porque 28 crianças tiveram reações alérgicas ao receber doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of India Ltda. Todas passam bem.

Análises da composição da vacina do Serum Institutte constataram a presença de lactoalbumina hidrolisada, substância que pode causar a reação alérgica.O ministério ressaltou que crianças com intolerância à lactose, no entanto, podem ser imunizadas normalmente.

Leia também:
SUS passa a oferecer vacina contra coqueluche para grávidas
HPV: menos da metade das meninas recebeu segunda dose da vacina

Em comunicado, o ministério afirmou que, embora não exista na bula nenhuma contraindicação do uso da vacina em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, a medida foi tomada como precaução. E informa que, em crianças alérgicas, a vacinação deverá ocorrer em uma data posterior.

O texto afirma que o laboratório é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fornece, há anos, doses para vários países, inclusive para o Brasil. Todos os lotes da vacina tríplice viral aplicados no país, segundo o governo, passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde e foram aprovados para uso. “Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças foram vacinadas com essa tríplice viral no país, e há garantia de sua segurança”, informou a pasta.

(Com Agência Brasil)

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/criancas-alergicas-a-leite-nao-devem-tomar-vacina-triplice-viral-diz-ministerio

 

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: