A Dieta para se manter uma pele jovem

A Dieta para se manter uma pele jovem Priscila Spiandorello A dieta para se manter uma pele jovem, sem rugas, com brilho, lisa, suave e hidratada deve conter alimentos de ótima qualidade, porque eles influem na capacidade de renovação celular. Vários nutrientes são necessários para a nutrição da derme, como os aminoácidos, que são construtores do tecido da pele, conferindo firmeza, os ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, que evitam o ressecamento da pele e nutrientes antioxidantes que contribuem para uma fotoproteção, formação do colágeno e hidratação da pele. É também importante ressaltar que para manter a saúde da pele devemos ter nosso intestino funcionando corretamente, não basta apenas ingerir alimentos bons, é preciso garantir que o organismo esteja preparado para digerir, absorver e transportar os nutrientes á nível celular para se ter o correto funcionamento do corpo e nutrição adequada a sua pele. O contrário, o que contribui para uma pele com aspecto cansado, desnutrida, com perda da função da pele de reter água deixando um aspecto ressecado, é uma dieta desequilibrada, gerando a formação de radicais livres sem consumo de água em quantidade adequada, sem  fibras, com ausência de frutas e hortaliças em geral, o consumo exagerado de gorduras saturado e trans, carboidrato simples e refinados, como pães e massas em geral, produtos industrializados, ricos em aditivos químicos como corantes, e conservantes. O excesso de álcool e o hábito de fumar também são prejudiciais, diminuindo a vascularização e prejudicando o transporte de nutrientes que irão promover a renovação celular adequada. Abaixo algumas dicas de alimentos para você incluir na sua rotina alimentar e ter uma pele mais visçosa: Sardinha, espinafre, amendoim, brócolis, salsinha São ricos na coenzima Q10, que tem alto poder antioxidante, atua em sinergismo com as vitaminas E e C., prevenindo o envelhecimento precoce, reduzindo processos inflamatórios e melhorando a nutrição da pele. Recomendação: três sardinhas ou uma lata pequena em conserva, um prato de sobremesa raso de espinafre, uma xícara de chá de brócolis, uma colher de sopa de amendoim ao dia, uma colher de sopa de salsinha ao dia.··. Sementes de uva Tem ação antioxidante e auxilia na estabilização das fibras colágenas Recomendação: uma colher de sopa ao dia pode-se misturar com a canela em pó e adicionar em frutas Sementes de gergelim Rico em antioxidantes neutraliza o estresse oxidativo causado pela radiação solar e pela formação de radicais livres na pele. Recomendação: uma colher sopa de sementes trituradas ou uma colher de sobremesa de óleo de gergelim ao dia. Tomate, melancia, goiaba vermelha, pimentão vermelho o licopeno um carotenóide importante, que está presente nos alimentos vermelhos, também auxilia na fotoproteção, Recomendação: ½ xícara de molho de tomate, pois a biodisponibilidade do licopeno aumenta quando cozido e para auxiliar no melhor aproveitamento deve-se utilizar uma gordura de boa qualidade, como o azeite de oliva extra virgem, uma fatia média de melancia, uma unidade de goiaba ou uma unidade de pimentão.  Açaí e beterraba Rico em fitoquímicos como as antocianinas, importante antioxidante que evita o envelhecimento precoce. Recomendação: Ingerir de meia a uma porção por dia de beterraba e em média 100 gramas de açaí já são suficientes para um bom teor de antocianinas. Chá verde, chá branco ou vermelho:  o que muda é a parte utilizada da planta Camélia sinensis e o tipo de fermentação,  ricos em catequinas e polifenóis, excelente estimulador de eliminação de toxinas, melhora a formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na pele. Recomendação: Ingerir de 3 a 4 xícaras de chá por dia, de preferência nos intervalos das refeições. Sementes de abóbora auxiliam na retenção de água na pele, deixando macia e hidratada é uma boa fonte de vitamina E Recomendação: duas colheres (sopa) ao dia ou uma colher de sobremesa de óleo de abóbora por dia. Aveia, cevada, salsinha, avelã e chá de cavalinha São fontes de silício, importante para a síntese de colágeno, mantendo a pele firme. A aveia também possui as beta-glucanas que diminuem o desenvolvimento da inflamação cutânea, diminuindo o processo inflamatório. Recomendação: duas colheres de sopa de aveia ao dia, uma colher de sopa de cevada ao dia, cinco unidades de avelã e 2 a 4 xícaras de chá de cavalinha ao dia. Alho e cebola, seus compostos enxofrados têm ação antioxidante e hepatoprotetora ½ cebola crua ao dia, um dente de alho grande e cru. Uvas, cerejas, mirtilo e framboesa e morangos. são importantes fontes de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios protegendo as células contra os radicais livres, além de serem fontes de vitamina C. Recomendação: um cacho pequeno de uva, três unidades de cereja ao dia, 12 unidades de morango ao dia. Chocolate amargo O cacau contém polifenóis, um poderoso antioxidante, que permite uma melhor circulação sanguínea, favorecendo o melhor aspecto da pele além desses flavonoides presentes no cacau contribuem para hidratar a pele e aumentar a fotoproteção. Recomendação: uma colher de sobremesa de cacau em pó que pode ser polvilhado nas frutas ou 30 g de tablete de chocolate amargo por dia. Damasco, abóbora, mamão, cenoura são fontes de betacaroteno, um pigmento que confere a cor amarelada a alguns alimentos, auxilia na síntese de novos tecidos, deixando a pele com aspecto mais saudável, além de auxiliar no tratamento de acne, furúnculos e queda de cabelos, são considerados antioxidantes e fotoproterores. Neste grupo podem-se acrescentar todas as hortaliças e frutas amarelas e alaranjadas Recomendação: quatro unidades de damasco, dois cenouras médias, uma fatia mamão papaia médio por dia. Abacaxi, acerola, laranja, kamu-kamu. São alimentos ricos em vitamina C, que tem efeito fotoprotetor além de preservar a estrutura da pele e favorecer a síntese de colágeno. Recomendação: uma fatia média de abacaxi, um copo de suco de polpa de acerola, duas unidades de laranja ao dia, um copo de suco de polpa de Kamu Kamu ou quatro unidades da fruta. Abacate, cereais integrais, gérmen de trigo fontes do ácido pantotênico, ele regula a utilização dos ácidos graxos pelo organismo e a atividade das glândulas sebácea dando brilho para a pele sem aumentar a oleosidade e fonte de vitamina E, que anula os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce Recomendação: 1/2 abacate, um xícara. de granola ou uma colher de sopa gérmen de trigo por dia.

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