Água… Beba é Saúde!

Água… Beba é Saúde!

Por Priscila Spiandorello

Água, bem precioso para a sobrevivência do planeta e a nossa, mas muitas vezes esquecemos dela e só bebemos quando nossa boca ”grita” por sede. Não somente na estação mais quente do ano, mas o ano todo devemos hidratar nosso corpo, beber água varias vezes ao dia, sem se preocupar necessariamente com a quantidade ideal, pois ela é individual e essencial para diversas funções no nosso corpo e mente. Sabe aquela sensação de cansaço, falta de ânimo, dificuldade de perder peso e até mesmo a perda de memória de curto prazo, pode ser falta de água. Água?! Isso mesmo. Ela é essencial para o transporte dos nutrientes até nossas células, sem ela nosso pensamento fica mais lento, nosso intestino não funciona bem, nossa pele fica com aspecto ressecado, sem vida, sem viço, sem brilho. A falta de água também está relacionada a alergias, pois um corpo bem hidratado protege o nosso sistema imunológico de intoxicações; a falta de água também está relacionada com dores generalizadas do corpo, pois quando estamos bem hidratados as articulações e musculaturas deslizam mais facilmente, proporcionando inclusive melhor desempenho nas atividades físicas e na prática de esportes. Sabe aquele inchaço? Também ocorre quando estamos desidratados, porque quando a concentração de sódio aumenta, nosso corpo compensa com a retenção de liquido.

Ingerir uma quantidade adequada de água também ajuda no controle do apetite, pois quando o corpo está mal hidratado, a temperatura interna sobe, estimulando a região do cérebro responsável pela sensação de fome.

A água é importante em todas as fases da nossa vida, mas à medida que envelhecemos, nossa percepção de sede diminui e a quantidade de água corporal reduz de forma que a maioria das pessoas normalmente se apresentam um tanto desidratadas, e quando digo desidratadas, não significa que esteja no ponto máximo de desidratação, uma pequena falta de água no corpo, já é suficiente para nos sentirmos mal e cansados.

O ideal é sempre consumir a água pura, deve-se ter o cuidado de não tentar enganar a sede com bebidas açucaradas ou ricas em aditivos químicos.

Claro que para ajudar o corpo a se hidratar também podemos consumir alimentos, como frutas, sucos de frutas naturais, ou água de coco, um isotônico natural e saudável.

Uma dica para quem não curte muito beber água pura é buscar alternativas como consumir águas aromatizadas naturais, isso é você mesmo pode preparar em casa e deixar para beber durante o dia dentro da geladeira, como por exemplo, água com folhas de hortelã, folhas de erva cidreira, pedaços de gengibre, pedaços de canela em pau, fatias de limão siciliano ou laranja, sem adição de açúcar.

A natureza é sabia e só precisamos ouvi-la, respeita-la e nos motivar a adotar hábitos mais saudáveis para nosso corpo. As mudanças são necessárias e sempre bem vindas.

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